29/11/2020
Home Notícias Dia do Professor: Lemos cobra valorização salarial dos profissionais da educação

Dia do Professor: Lemos cobra valorização salarial dos profissionais da educação

Em discurso hoje (14) na Assembleia Legislativa, na véspera do Dia do Professor, o deputado Professor Lemos (PT) ressaltou a importância dos profissionais da educação para o desenvolvimento social e econômico do Paraná e destacou que a única homenagem possível aos professores da rede pública, por parte do Poder Executivo, é a valorização salarial, de forma que os profissionais da educação recebam salários equivalentes aos demais servidores do Executivo.

Lemos contou que é professor da rede estadual há 37 anos e que os profissionais da educação fazem “um trabalho extraordinário a favor do desenvolvimento econômico e social” do Paraná.

“Os professores fazem esforço muito grande, inclusive convidando a comunidade para prover as escolas em muitas demandas que o Estado não cumpre. Fazendo rifas, quermesses, festas juninas, para arrecadar dinheiro para dar conta daquilo que é importante para as escolas. Fazem trabalho com a comunidade, promovendo a vacinação, entrega de alimentos, como o leite das crianças. E também criam projetos que muitas vezes o governo nem toma conhecimento, e às vezes são premiados até fora do Brasil, em um trabalho voluntário, solidário”.

O parlamentar lembrou que a perseguição e ataques aos direitos dos professores teve início no governo Álvaro Dias, quando o Executivo deixou de equiparar os salários dos educadores com as demais carreiras. 

“Aqui no Paraná o ataque aos direitos dos professores começou com o Álvaro Dias. Tínhamos um salário equivalente aos demais servidores do Executivo, do início ao final da carreira. De lá para cá, o salário dos professores não acompanhou os vencimentos dos demais servidores. Ficou para trás. Mesmo fazendo pós-graduação, PDE, mestrado, doutorado, pós-doutorado, o professor termina a carreira com o menor salário do Poder Executivo. Ou seja, começa a carreira com o menor salário e termina com o menor salário. É um desrespeito enorme”.

Ele afirmou ainda que “homenagear os professores é corrigir esta distorção, é equiparar os salários” mas que, na prática, o governo do Estado tem aprofundado os ataques aos profissionais da educação. 

“Homenagear os professores é corrigir esta distorção, é equiparar os salários. E o que o governo tem feito? Tem trabalhado para congelar os salários dos educadores. É preciso prorrogar os contratos dos PSS. É preciso tratar melhor os professores do Paraná.”

#mandatoLemos  #professorlemosnaluta  #lemossemprepresente #professorlemosnãopara #lemosnaAlep

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Lemos repudia discriminação e desrespeito do Governo com as mulheres professoras e funcionárias de escolas do Paraná

O deputado Professor Lemos (PT) destacou nesta quarta-feira (25) a importância do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher e...

Governo não pode tratar a Educação com tanto desrespeito, destaca Lemos

O governo do Estado não pode tratar a Educação do Paraná com tanto desrespeito, afirmou hoje (23) o deputado Professor Lemos (PT)....

Aberta a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres

No início da tarde desta sexta-feira (20/11), o deputado Professor Lemos participou da Audiência Pública remota, que abriu a Campanha 16 Dias...

Educadores mantêm acampamento e greve de fome

Em reunião realizada na tarde da quinta-feira (19), representantes da categoria, do governo Ratinho Jr. e os deputados Hussein Bakri e Professor...

Recent Comments