29/03/2024
Home AGRICULTURA Aprovado projeto que institui Dia Estadual da Juventude Rural no Paraná

Aprovado projeto que institui Dia Estadual da Juventude Rural no Paraná

A Assembleia Legislativa (Alep) aprovou na segunda-feira (16) o projeto de lei 446/2020, apresentado pelo deputado Professor Lemos (PT) em conjunto com parlamentares da oposição, que institui o dia 15 de julho como o Dia Estadual da Juventude Rural. O PL foi aprovado em primeira discussão com 44 votos favoráveis.

Segundo a proposta, o objetivo é valorizar a juventude rural do Estado, que enfrenta em seu cotidiano uma série de adversidades, como exclusão do sistema produtivo, acesso precário a serviços e recursos de infraestrutura e falta de políticas públicas específicas para os jovens.

“Ao instituir o dia 15 de julho como o Dia Estadual da Juventude Rural, homenageamos e valorizamos os jovens que exercem atividades ligadas à agricultura e pecuária, e também ampliamos a discussão sobre a importância da juventude rural e seu trabalho no campo. Nossa intenção é promover a conscientização da população sobre a valorização da juventude do campo e estimular o poder público a promover políticas como acesso à internet, educação de qualidade, socialização e lazer para os jovens, entre outras medidas”, destacou Lemos.

Com a aprovação da proposta, anualmente no dia 15 de julho poderão ser realizados seminários, palestras, debates e outras atividades estimulando os jovens a permanecerem e investirem no campo.

O Secretário de Juventude Trabalhadora Rural da Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), Alexandre Leal dos Santos, destacou a importância da aprovação do projeto.

“Mais do que o reconhecimento de um Dia Estadual dedicado aos jovens do campo, o projeto é importante pois estimula planos e políticas públicas diferenciadas para a juventude rural. Precisamos incentivar a sucessão familiar no campo, despertar nos jovens o gosto para permanecer na agricultura, mostrar que eles têm a oportunidade de ser o próprio patrão. Acreditamos que não é uma questão de querer fixar o jovem no campo, mas sim de mostrar para eles todas as oportunidades que o campo oferece, que podem ser tão atrativas quanto as oportunidades nas cidades”.

Além do deputado Professor Lemos, assinam a proposta os deputados estaduais Arilson Chiorato (PT), Goura (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Requião Filho (MDB) e Tadeu Veneri (PT). Para se tornar lei, o projeto ainda precisa ser votado em segunda discussão e redação final na Assembleia.

#mandatoLemos  #professorlemosnaluta  #lemossemprepresente #professorlemosnãopara #lemosnaAlep

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Oposição entra com ADI contra lei que proíbe passaporte da vacina no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)...

O que é o Teto de Gastos e como ele afeta o Brasil

Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre...

Aprovado projeto que cria o Selo Estadual Empresa Pela Mulher

Estimular boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como fomentar liderança corporativa de...

Terceirizações e privatizações no Ensino Médio preocupam educadores

Por Thiago Alonso/Alep “Não está tendo professor no curso. Não fomos informados que teríamos aula remota. Agora, a aula passa...

Recent Comments