29/03/2024
Home EDUCAÇÃO MP recomenda revogação de Instrução que reduz aulas de Filosofia, Sociologia e...

MP recomenda revogação de Instrução que reduz aulas de Filosofia, Sociologia e Artes na rede pública

Em parecer encaminhado à Promotoria de Justiça de Proteção à Educação de Curitiba, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOPCAE) do Ministério Público Estadual recomendou, no dia 24 de fevereiro, a imediata revogação da Instrução Normativa 11/2020, da Secretaria da Educação (Seed), que reduziu para de 2 horas para 1 hora semanal a carga horaria das disciplinas Filosofia, Sociologia e Arte na rede estadual de ensino. Segundo o parecer, a Instrução ataca o principio da gestão democrática na mudança da matriz curricular do ensino médio.

Líder da oposição na Assembleia Legislativa (Alep), o deputado Professor Lemos (PT) afirmou que toda a medida adotada pela Seed empobrece a matriz curricular e representa um grave retrocesso para a educação pública do Estado. Ele destacou que toda a comunidade escolar está preocupada e mobilizada para derrubar a Instrução Normativa.

“A comunidade escolar foi surpreendida no final do ano passado com a redução, de forma arbitrária, da carga horária das disciplinas de Filosofia, Sociologia e Arte. A preocupação de professores, estudantes e funcionários de escola é muito grande, pois esta redução empobrece a matriz curricular. São disciplinas fundamentais para a formação plena das pessoas, para formar cidadãos com senso crítico”, disse.

O parlamentar ressaltou que a bancada de oposição apresentou, no dia 16 de fevereiro, o projeto de lei 40/2021, que estipula a carga horária de 2 horas semanais para as disciplinas de Filosofia, Sociologia e Arte nas aulas da rede estadual de ensino com o objetivo de reverter mais este grave ataque do governo Ratinho Jr. contra a educação e a comunidade escolar.

De acordo com o parecer da CAOPCAE, a Instrução contraria a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei Federal 9.334/21996, que garante que “os sistemas de ensino, redes escolares e instituições de ensino elaborem seus currículos e propostas pedagógicas de acordo com contextos locais, sempre amarados pelo principio da gestão democrática do ensino, com a participação dos profissionais da educação e da comunidade escolar”, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação.

Além disso, segundo o documento, a medida ainda desrespeita a Deliberação 2/2018, do Conselho Estadual de Educação, que determina que o projeto político-pedagógico, componentes curriculares e matriz curricular, devem ser elaborados pela equipe diretiva da escola e da comunidade escolar. “Cabe ao Conselho Escolar, órgão colegiado máximo de gestão para a tomada de decisões no âmbito escolar, com funções deliberativa, fiscal, mobilizadora, consultiva e avaliativa, deliberar o projeto político-pedagógico, ato que foi vedado pela Secretaria da Educação na Instrução Normativa 11/2020”.

Confira o parecer aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Oposição entra com ADI contra lei que proíbe passaporte da vacina no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)...

O que é o Teto de Gastos e como ele afeta o Brasil

Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre...

Aprovado projeto que cria o Selo Estadual Empresa Pela Mulher

Estimular boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como fomentar liderança corporativa de...

Terceirizações e privatizações no Ensino Médio preocupam educadores

Por Thiago Alonso/Alep “Não está tendo professor no curso. Não fomos informados que teríamos aula remota. Agora, a aula passa...

Recent Comments