27/10/2021
Home DIREITOS HUMANOS Lemos destaca 30 anos do Movimento dos Atingidos por Barragens

Lemos destaca 30 anos do Movimento dos Atingidos por Barragens

Líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Professor Lemos (PT) destacou hoje (15) os 30 anos de fundação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

“Quero render homenagens a este movimento tão importante, tão necessário. O MAB unificou os vários movimentos e comissões de atingidos por barragens no Brasil, reuniu todas as entidades, lideranças que estavam organizadas de modo regional, e faz um movimento de caráter nacional. Desde a fundação, tem sido muito importante nas lutas de trabalhadores e trabalhadoras atingidos por barragens”, disse Lemos.

O deputado destacou a importância do MAB na defesa de milhares de brasileiros impactados diretamente por construções de usinas hidrelétricas, como em Sobradinho, que expulsou sem indenização 72 mil pessoas, e Itapaica. Ele também lembrou da importância dos atingidos por barragens na fundação do MST na região oeste do Paraná.

“Até hoje temos famílias perambulando, pessoas que ficaram no prejuízo com a construção de Itaipu, como a nação Guarani. Os guaranis estão até hoje acampados, não têm ainda o restabelecimento das suas aldeias. Eu vi nascer no oeste do Paraná o MST, fruto da falta de consideração, de respeito do Estado brasileiro com os atingidos. Boa parte do trabalhadores e trabalhadoras do MST em 1984 vinham justamente dos atingidos por barragens”.

Lemos defendeu ainda a aprovação do projeto de lei 605/2016, que institui a Política de Desenvolvimento de Regiões Afetadas por Empreendimentos Elétricos e a Política Estadual dos Atingidos por Empreendimentos Elétricos no Paraná.

“Em 2016, por sugestão do MAB, apresentamos um projeto que institui a Política de Desenvolvimento de Regiões Afetadas por Empreendimentos Elétricos e a Política Estadual dos Atingidos por Empreendimentos Elétricos no Paraná. É uma proposta muito importante, baseada em experiências já acumuladas de outros Estados. Porque não é só cuidar daqueles que foram diretamente atingidos, mas cuidar também das vítimas indiretas. Este projeto precisa vir a plenário para ser votado e aprovado.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Deputados pedem ao TJ suspensão do ensino domiciliar no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram nesta terça-feira (26) ao Tribunal de Justiça (TJ-PR) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Lemos denuncia fechamento das Casas Familiares Rurais (CFRs) no Paraná

O deputado Professor Lemos (PT) denunciou hoje (26) o fechamento das Casas Familiares Rurais (CFRs) no Paraná pela Secretaria de Educação (Seed)....

Lemos destaca produção de alimentos agroecológicos nos assentamentos e acampamentos do Paraná

O deputado Professor Lemos (PT) destacou hoje (25) a importância da produção agroecológica nos assentamentos e acampamentos do Paraná. Em discurso na...

Lemos pede punição a deputado que xingou e ofendeu Papa Francisco e lideranças católicas

O deputado Professor Lemos (PT) manifestou repúdio contra os xingamentos e ofensas do deputado estadual de São Paulo, Frederico D’Avila (PSL), ao...

Recent Comments