25/03/2025
Home DIREITOS HUMANOS Lemos destaca 30 anos do Movimento dos Atingidos por Barragens

Lemos destaca 30 anos do Movimento dos Atingidos por Barragens

Líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Professor Lemos (PT) destacou hoje (15) os 30 anos de fundação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

“Quero render homenagens a este movimento tão importante, tão necessário. O MAB unificou os vários movimentos e comissões de atingidos por barragens no Brasil, reuniu todas as entidades, lideranças que estavam organizadas de modo regional, e faz um movimento de caráter nacional. Desde a fundação, tem sido muito importante nas lutas de trabalhadores e trabalhadoras atingidos por barragens”, disse Lemos.

O deputado destacou a importância do MAB na defesa de milhares de brasileiros impactados diretamente por construções de usinas hidrelétricas, como em Sobradinho, que expulsou sem indenização 72 mil pessoas, e Itapaica. Ele também lembrou da importância dos atingidos por barragens na fundação do MST na região oeste do Paraná.

“Até hoje temos famílias perambulando, pessoas que ficaram no prejuízo com a construção de Itaipu, como a nação Guarani. Os guaranis estão até hoje acampados, não têm ainda o restabelecimento das suas aldeias. Eu vi nascer no oeste do Paraná o MST, fruto da falta de consideração, de respeito do Estado brasileiro com os atingidos. Boa parte do trabalhadores e trabalhadoras do MST em 1984 vinham justamente dos atingidos por barragens”.

Lemos defendeu ainda a aprovação do projeto de lei 605/2016, que institui a Política de Desenvolvimento de Regiões Afetadas por Empreendimentos Elétricos e a Política Estadual dos Atingidos por Empreendimentos Elétricos no Paraná.

“Em 2016, por sugestão do MAB, apresentamos um projeto que institui a Política de Desenvolvimento de Regiões Afetadas por Empreendimentos Elétricos e a Política Estadual dos Atingidos por Empreendimentos Elétricos no Paraná. É uma proposta muito importante, baseada em experiências já acumuladas de outros Estados. Porque não é só cuidar daqueles que foram diretamente atingidos, mas cuidar também das vítimas indiretas. Este projeto precisa vir a plenário para ser votado e aprovado.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Oposição entra com ADI contra lei que proíbe passaporte da vacina no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)...

O que é o Teto de Gastos e como ele afeta o Brasil

Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre...

Aprovado projeto que cria o Selo Estadual Empresa Pela Mulher

Estimular boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como fomentar liderança corporativa de...

Terceirizações e privatizações no Ensino Médio preocupam educadores

Por Thiago Alonso/Alep “Não está tendo professor no curso. Não fomos informados que teríamos aula remota. Agora, a aula passa...

Recent Comments