Em discurso hoje (14) na Assembleia Legislativa, na véspera do Dia do Professor, o deputado Professor Lemos (PT) ressaltou a importância dos profissionais da educação para o desenvolvimento social e econômico do Paraná e destacou que a única homenagem possível aos professores da rede pública, por parte do Poder Executivo, é a valorização salarial, de forma que os profissionais da educação recebam salários equivalentes aos demais servidores do Executivo.
Lemos contou que é professor da rede estadual há 37 anos e que os profissionais da educação fazem “um trabalho extraordinário a favor do desenvolvimento econômico e social” do Paraná.
“Os professores fazem esforço muito grande, inclusive convidando a comunidade para prover as escolas em muitas demandas que o Estado não cumpre. Fazendo rifas, quermesses, festas juninas, para arrecadar dinheiro para dar conta daquilo que é importante para as escolas. Fazem trabalho com a comunidade, promovendo a vacinação, entrega de alimentos, como o leite das crianças. E também criam projetos que muitas vezes o governo nem toma conhecimento, e às vezes são premiados até fora do Brasil, em um trabalho voluntário, solidário”.
O parlamentar lembrou que a perseguição e ataques aos direitos dos professores teve início no governo Álvaro Dias, quando o Executivo deixou de equiparar os salários dos educadores com as demais carreiras.
“Aqui no Paraná o ataque aos direitos dos professores começou com o Álvaro Dias. Tínhamos um salário equivalente aos demais servidores do Executivo, do início ao final da carreira. De lá para cá, o salário dos professores não acompanhou os vencimentos dos demais servidores. Ficou para trás. Mesmo fazendo pós-graduação, PDE, mestrado, doutorado, pós-doutorado, o professor termina a carreira com o menor salário do Poder Executivo. Ou seja, começa a carreira com o menor salário e termina com o menor salário. É um desrespeito enorme”.
Ele afirmou ainda que “homenagear os professores é corrigir esta distorção, é equiparar os salários” mas que, na prática, o governo do Estado tem aprofundado os ataques aos profissionais da educação.
“Homenagear os professores é corrigir esta distorção, é equiparar os salários. E o que o governo tem feito? Tem trabalhado para congelar os salários dos educadores. É preciso prorrogar os contratos dos PSS. É preciso tratar melhor os professores do Paraná.”
#mandatoLemos #professorlemosnaluta #lemossemprepresente #professorlemosnãopara #lemosnaAlep