11/11/2024
Home Notícias Dia do Professor: Lemos cobra valorização salarial dos profissionais da educação

Dia do Professor: Lemos cobra valorização salarial dos profissionais da educação

Em discurso hoje (14) na Assembleia Legislativa, na véspera do Dia do Professor, o deputado Professor Lemos (PT) ressaltou a importância dos profissionais da educação para o desenvolvimento social e econômico do Paraná e destacou que a única homenagem possível aos professores da rede pública, por parte do Poder Executivo, é a valorização salarial, de forma que os profissionais da educação recebam salários equivalentes aos demais servidores do Executivo.

Lemos contou que é professor da rede estadual há 37 anos e que os profissionais da educação fazem “um trabalho extraordinário a favor do desenvolvimento econômico e social” do Paraná.

“Os professores fazem esforço muito grande, inclusive convidando a comunidade para prover as escolas em muitas demandas que o Estado não cumpre. Fazendo rifas, quermesses, festas juninas, para arrecadar dinheiro para dar conta daquilo que é importante para as escolas. Fazem trabalho com a comunidade, promovendo a vacinação, entrega de alimentos, como o leite das crianças. E também criam projetos que muitas vezes o governo nem toma conhecimento, e às vezes são premiados até fora do Brasil, em um trabalho voluntário, solidário”.

O parlamentar lembrou que a perseguição e ataques aos direitos dos professores teve início no governo Álvaro Dias, quando o Executivo deixou de equiparar os salários dos educadores com as demais carreiras. 

“Aqui no Paraná o ataque aos direitos dos professores começou com o Álvaro Dias. Tínhamos um salário equivalente aos demais servidores do Executivo, do início ao final da carreira. De lá para cá, o salário dos professores não acompanhou os vencimentos dos demais servidores. Ficou para trás. Mesmo fazendo pós-graduação, PDE, mestrado, doutorado, pós-doutorado, o professor termina a carreira com o menor salário do Poder Executivo. Ou seja, começa a carreira com o menor salário e termina com o menor salário. É um desrespeito enorme”.

Ele afirmou ainda que “homenagear os professores é corrigir esta distorção, é equiparar os salários” mas que, na prática, o governo do Estado tem aprofundado os ataques aos profissionais da educação. 

“Homenagear os professores é corrigir esta distorção, é equiparar os salários. E o que o governo tem feito? Tem trabalhado para congelar os salários dos educadores. É preciso prorrogar os contratos dos PSS. É preciso tratar melhor os professores do Paraná.”

#mandatoLemos  #professorlemosnaluta  #lemossemprepresente #professorlemosnãopara #lemosnaAlep

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Oposição entra com ADI contra lei que proíbe passaporte da vacina no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)...

O que é o Teto de Gastos e como ele afeta o Brasil

Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre...

Aprovado projeto que cria o Selo Estadual Empresa Pela Mulher

Estimular boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como fomentar liderança corporativa de...

Terceirizações e privatizações no Ensino Médio preocupam educadores

Por Thiago Alonso/Alep “Não está tendo professor no curso. Não fomos informados que teríamos aula remota. Agora, a aula passa...

Recent Comments