Preocupado com as dificuldades enfrentadas por professores, funcionários de escolas e estudantes da rede pública nas aulas online durante a pandemia, o deputado Professor Lemos (PT) reforçou hoje (30) o pedido para que o governo implemente um auxílio ou abono financeiro para garantir a compra e manutenção de equipamentos de informática e contratação de pacotes de dados internet aos educadores e alunos.
Lemos ressaltou que professores, funcionários de escolas e estudantes estão encontrando dificuldades com as atividades remotas, pois computadores, tablets, celulares são equipamentos caros, bem como a contratação de pacotes de internet. Ele lembrou que apresentou em março um requerimento solicitando a implementação do auxílio, mas até agora nada foi feito.
“Nós apresentamos um requerimento, que foi acolhido pela Assembleia e entregue ao governador e ao secretário de educação, mas o governo até agora não se pronunciou. Não nega, mas também não implementa. É importante implementar. São ferramentas de trabalho que o governo pode e deve contribuir, isso vai ajudar a melhorar a educação ofertada no Paraná”, cobrou.
O deputado ainda destacou que diversos estados já adotaram o abono, como Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso e São Paulo.
“Em vários estados do Brasil, os governadores, compreendendo esta situação, fizeram investimentos. Se não faz o transporte dos estudantes, este dinheiro que era usado para o transporte sobra no caixa. Tem sobrado dinheiro porque as aulas não são presenciais, e pode então investir em equipamentos. Muitos estados e municípios fizeram isso. O Espírito Santo, além de fazer um depósito de R$ 5 mil, em maio, para todos os professores, também a partir de maio passou a depositar todo mês R$ 70 reais, e vai depositar por três anos, para ajudar pagar a internet. O Maranhão também implementou o auxílio, assim como Mato Grosso, Paraíba, São Paulo”.