O deputado Professor Lemos (PT) cobrou nesta quarta-feira (13) que o governador Ratinho Jr. entre em ação e atue para impedir o fechamento de cursos técnicos em diversas escolas do Paraná, medida que está sendo adotada pelo Secretário da Educação, Renato Feder.
“Temos inúmeros colégios no Paraná que os diretores receberam ofício do secretário da Educação determinando o fechamento de cursos técnicos profissionalizantes. É um absurdo, um erro! Por que o secretário quer fechar os cursos técnicos? Os cursos funcionam bem, têm demanda, têm equipe, os jovens egressos têm trabalho garantido, é só dar continuidade. É preciso que o governador atue para impedir que o fechamento destes cursos. É uma indignação de várias comunidades escolares do Paraná”
O deputado ressaltou que esteve na semana passada no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Arapoti, que oferece os cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Química, e que serão fechados por determinação da Seed.
“Na semana passada visitei o CEEP de Arapoti. É um colégio muito importante, que atende jovens estudantes de 11 municípios daquela microrregião. Estes estudantes têm a oportunidade de fazer o curso técnico em Química, por exemplo. É um curso muito importante, que tem empregabilidade naquela microrregião e fora também. Além disso, o CEEP oferece o curso de Técnico de Segurança do Trabalho, que também tem demanda, tem empregos. É muito importante que o governo faça a manutenção destes cursos!”, cobrou.
Além do fechamento dos cursos profissionalizantes do CEEP de Arapoti, a Seed já determinou também o fechamento do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maria, de Pinhais.