O deputado Professor Lemos (PT) manifestou repúdio contra os xingamentos e ofensas do deputado estadual de São Paulo, Frederico D’Avila (PSL), ao Papa Francisco e outras lideranças da Igreja Católica, ocorridos na última quinta-feira. Em pronunciamento hoje (18) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Lemos disse que o discurso de ódio do parlamentar paulista contra religiosos católicos é criminoso e não pode ficar impune.
“Quero demonstrar nosso descontentamento, nossa revolta, com a fala do deputado de São Paulo. Não foi apenas uma fala infeliz, ele cometeu um crime. Precisamos repudiar uma fala criminosa contra a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que faz um trabalho relevante no nosso país, contra o Papa Francisco, que tem feito um trabalho muito bonito no mundo todo em defesa da vida. A fala é criminosa contra o arcebispo de Aparecida do Norte, Dom Orlando Brandes, e também contra vários religiosos, padres, bispos, diáconos, proferindo palavrões, xingamentos e ofensas”.
Lemos destacou que irá apresentar amanhã um requerimento de envio de expediente ao presidente do Poder Legislativo de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB), solicitando punição ao deputado do PSL.
“Vamos apresentar amanhã um documento, e já peço apoio de todos os deputados e deputadas, que será encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo solicitando providências urgentes. Que isso não se repita. Não pode haver ataques como este contra nenhuma liderança religiosa, de nenhuma igreja. É um desrespeito, é um crime. Fica nosso repúdio e nosso pedido de providências urgentes”.