O deputado Professor Lemos (PT), líder da oposição na Assembleia Legislativa, destacou hoje (5) O Dia Estadual de Luta contra a Criminalização dos Movimentos Sociais. Lemos enalteceu a importância dos movimentos sociais, urbanos ou rurais, para a construção de uma sociedade mais justa e disse que a sociedade precisa estar unida e mobilizada contra a criminalização dos movimentos.
“Os movimentos sociais são muito importantes, especialmente nesta pandemia. Eles têm tido uma desenvoltura na defesa de quem mais precisa, fazendo um trabalho solidário e muito importante, sejam os movimentos sociais urbanos ou campesinos. Estamos nos mobilizando para que se acabe com a criminalização dos movimentos sociais, pois eles fazem a diferença para quem de fato precisa de Justiça. Os movimentos sociais constroem uma sociedade em que todos possam viver com dignidade”, disse.
O projeto de lei que instituiu o dia 5 de abril como o Dia Estadual de Luta contra a Criminalização dos Movimentos Sociais foi apresentado por Lemos em 2015 e aprovado pela Assembleia em fevereiro deste ano. Foi sancionado como Lei 20509/21.