18/04/2025
Home AGRICULTURA Lemos destaca produção de alimentos agroecológicos nos assentamentos e acampamentos do Paraná

Lemos destaca produção de alimentos agroecológicos nos assentamentos e acampamentos do Paraná

O deputado Professor Lemos (PT) destacou hoje (25) a importância da produção agroecológica nos assentamentos e acampamentos do Paraná. Em discurso na Assembleia Legislativa (Alep), o parlamentar defendeu mais celeridade do poder público para transformar os acampamentos em assentamentos e pediu mais infraestrutura para que os assentamentos tenham condições de produzir cada vez mais e melhor.

Lemos contou que esteve, na última semana, em Quinta do Sol na inauguração do Centro Ecológico Pinheiro Machado.

“Estive em Quinta do Sol na inauguração do centro agroecológico organizado pelas famílias que estão acampadas há seis anos no município. Foi inaugurado o Centro Pinheiro Machado, um professor que fez um trabalho muito bonito ao longo da vida defendendo a produção agroecológica no Brasil, e também foi inaugurada a Capela Santa Catarina de Alexandria. O centro agroecológico de Quinta do Sol está produzindo alimentos saudáveis, alimentos limpos, sem veneno, sem transgenia, que é importante para nossa alimentação e para a economia”.

O deputado destacou que o poder público precisa atuar de forma mais firme para acelerar os processos de transformação dos acampamentos e assentamentos e ressaltou que “é importante assegurar que mais famílias agricultoras possam ter melhores condições para produzir”.

“Existem 70 acampamentos no Paraná aguardando a transformação em assentamentos. O Incra paralisou os processos nos últimos anos e mesmo onde as terras estão sob o domínio da União os processos não evoluem. É importante consolidar os assentamentos que já existem e que precisam de infraestrutura, como estradas, escolas, unidades de saúde, condições para que possam produzir mais e melhor. E também do investimento na agroindústria, para transformar os produtos agroecológicos em produtos processados, gerando emprego e renda na reforma agraria”.

O deputado disse ainda que os agricultores e agricultoras familiares também precisam de mais atenção e investimentos do Estado.

“É importante falar dos agricultores e agricultoras familiares, que precisam de atenção, de investimento. Muitos estão preocupados, inclusive, com a crise hídrica. Isto tem que ser uma preocupação do poder público, para que possamos ter água para produzir. Estamos protocolando um projeto para tratar da produção de agua no Paraná. Também apresentamos um projeto que trata da produção agroecológica, da produção orgânica, no Paraná. É importante para assentamentos, acampamentos, para a agricultura familiar. São produtos que agregam mais valor, é bom para a economia e é bom para a saúde da população. Fica o apelo para que possamos trazer ao plenário o projeto de lei que institui a política estadual da agroecologia e da produção orgânica”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Oposição entra com ADI contra lei que proíbe passaporte da vacina no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)...

O que é o Teto de Gastos e como ele afeta o Brasil

Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre...

Aprovado projeto que cria o Selo Estadual Empresa Pela Mulher

Estimular boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como fomentar liderança corporativa de...

Terceirizações e privatizações no Ensino Médio preocupam educadores

Por Thiago Alonso/Alep “Não está tendo professor no curso. Não fomos informados que teríamos aula remota. Agora, a aula passa...

Recent Comments