O deputado Professor Lemos (PT) denunciou hoje (26) o fechamento das Casas Familiares Rurais (CFRs) no Paraná pela Secretaria de Educação (Seed). As CRFs são escolas que oferecem formação integral com currículo e conteúdo orientado para crianças e adolescentes do campo. Segundo Lemos, o Paraná já chegou a contar com mais de 40 CFRs, mas atualmente possui apenas 18 em funcionamento.
“Eram mais de 40 casas, agora restam apenas 18. Uma casa familiar rural é uma escola própria para filhos e filhas de agricultores e agricultoras, com a metodologia da pedagogia da alternância, que foi criada na França. As escolas recebem as crianças da educação infantil e básica. São colégios que têm currículo e conteúdos voltados para a realidade dos agricultores familiares. Está havendo um desrespeito muito grande com estes estudantes”, afirmou.
O deputado denunciou que a Seed está gradativamente desmontando o programa e forçando o fechamento das escolas.
“O governo impõe que as escolas devem ter o curso técnico agrícola, caso contrário irão fechar. Quando a escola solicita o curso, a secretaria não responde positivamente, não atende. E então determina o fechamento. Quero fazer um apelo ao governador que determine ao Secretário de Educação que acolha a solicitação destas comunidades escolares. Também é preciso rever os convênios, repassar mais recursos, oferecer mais condições para que os filhos e filhas de agricultores tenham um espaço mais adequado para sua formação”.
Lemos disse também que “um secretário de educação que não conhece a realidade do Paraná não pode desprezar o que é bom, o que funciona, desprezar as Casas Familiares Rurais”.