17/06/2024
Home Paraná Lemos destaca decisões do TJ-PR que confirmam reposição da inflação a servidores...

Lemos destaca decisões do TJ-PR que confirmam reposição da inflação a servidores públicos municipais

O deputado Professor Lemos (PT) destacou as decisões do Tribunal de Justiça (TJ-PR), da 5a Vara da Fazenda Pública de Curitiba e da 2a Vara da Fazenda Pública de Maringá, que determinaram a manutenção dos pagamentos da reposição da inflação aos servidores públicos municipais das duas cidades.

Lemos contou que recentemente o Tribunal de Contas (TCE-PR) encaminhou uma orientação às prefeituras, com base em uma decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontando que a reposição inflacionária dos servidores municipais fere a Lei Complementar 173/20, a lei da pandemia.

Contudo, no entendimento da Justiça do Paraná, a LC 173/20 não tem base jurídica para suspender a reposição inflacionária, uma vez que não se configura em aumento remuneratório, e sim apenas resgata o poder aquisitivo suprimido pelo aumento do custo de vida.

 “A Justiça está dando razão aos servidores. A LC 173/20 não tem poderes para modificar a Constituição Federal, que determina que todo ano, na data base, se recomponha o salário dos servidores públicos com a inflação. Foi assim que decidiu o juiz da 2a Vara da Fazenda Pública de Maringá, que manteve a reposição salarial dos servidores municipais. E no dia 20 de setembro a 5a Vara da Fazenda Pública de Curitiba também decidiu que não pode haver redução do salário dos servidores, a Constituição não permite. A lei complementar não tem o poder jurídico de impedir a reposição dos salários do funcionalismo municipal”, decretou Lemos.

O parlamentar destacou ainda que as Prefeituras devem manter o pagamento da reposição inflacionaria dos servidores municipais.

“As prefeituras não podem aplicar a LC 173/2020, devem manter a reposição salarial e os outros benefícios, porque está previsto na legislação. A LC 173 não tem o poder de desautorizar a Constituição Federal. Além disso, os trabalhadores estão sendo empobrecidos pelo Estado, pela condução da economia do governo federal”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Oposição entra com ADI contra lei que proíbe passaporte da vacina no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)...

O que é o Teto de Gastos e como ele afeta o Brasil

Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre...

Aprovado projeto que cria o Selo Estadual Empresa Pela Mulher

Estimular boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como fomentar liderança corporativa de...

Terceirizações e privatizações no Ensino Médio preocupam educadores

Por Thiago Alonso/Alep “Não está tendo professor no curso. Não fomos informados que teríamos aula remota. Agora, a aula passa...

Recent Comments