15/01/2025
Home EDUCAÇÃO Filosofia, sociologia e arte: precisamos de mais, não de menos

Filosofia, sociologia e arte: precisamos de mais, não de menos

Por iniciativa dos deputados de oposição, a Assembleia Legislativa (Alep) realizou nesta terça-feira (26) uma audiência pública virtual para debater os impactos da Instrução Normativa 11/2020, da Secretaria de Educação (Seed), que reduz a carga horária das disciplinas de Filosofia, Sociologia e Arte nas aulas da rede estadual de ensino, medida que empobrece a matriz curricular e representa um grave retrocesso para a educação pública do Paraná.

Líder da oposição, o deputado Professor Lemos (PT) ressaltou que matérias como Filosofia, Sociologia e Arte são fundamentais para desenvolver o senso crítico dos estudantes. “Nós formos surpreendidos no final do ano passado com uma Instrução Normativa que reduz de 2 horas aula por semana para 1 hora aula por semana as disciplinas de Filosofia, Sociologia e Arte, empobrecendo a matriz curricular dos estudantes. A preocupação é muito grande, dos professores e professoras, funcionários e funcionárias de escola, dos estudantes, de toda a sociedade que compreende que as estas disciplinas são fundamentais para a formação plena das pessoas. Depois de bastante debate, de várias entidades, recebemos a solicitação para realizar esta audiência pública”, explicou.

Além de deputados, participaram da audiência representantes da APP-Sindicato, Associação dos Professores Universitários da UFPR (AFUP), União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), OAB-PR, entre outras entidades. Todos foram unânimes em repudiar a determinação do governo Ratinho Jr. e defender a revogação da medida.

Ao final da reunião, foram propostas uma série de medidas para reverter o conteúdo da Instrução Normativa e garantir a manutenção da carga horária das disciplinas de Filosofia, Sociologia e Arte no ensino público. Entre as sugestões está a formulação de um projeto de decreto legislativo, pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, para sustar a Instrução Normativa; apresentação de projeto lei para alterar a Lei Estadual 15.228/2006, prevendo a obrigatoriedade da carga horária mínima de 2 horas-aulas semanais das disciplinas de Filosofia, Sociologia e Artes na matriz curricular do ensino médio; e um convite ao secretário de Educação para comparecer à Assembleia e esclarecer os fatos e fundamentos que embasaram a determinação da Seed. 

Também foi proposto o envio de ofícios à OAB-PR e Conselho Estadual de Educação solicitando a manifestação formal das entidades sobre a Instrução Normativa.

Participaram da audiência pública o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão; presidente da Associação dos Professores Universitários da UFPR (AFUP), Paulo Vieira; presidenta da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Tais Carvalho dos Santos; membro da OAB-PR, José Carlos Garcia Filho; vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marlei Fernandes; professor do Departamento de Sociologia da UFPR, Rodolfo Lobato; integrante do Coletivo Humanidades, Edimara Domingues de Oliveira; além do ex-deputado Ângelo Vanhoni.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Oposição entra com ADI contra lei que proíbe passaporte da vacina no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)...

O que é o Teto de Gastos e como ele afeta o Brasil

Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre...

Aprovado projeto que cria o Selo Estadual Empresa Pela Mulher

Estimular boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como fomentar liderança corporativa de...

Terceirizações e privatizações no Ensino Médio preocupam educadores

Por Thiago Alonso/Alep “Não está tendo professor no curso. Não fomos informados que teríamos aula remota. Agora, a aula passa...

Recent Comments