Preocupado com professores, funcionários de escolas e estudantes da rede estadual de ensino no momento em que o Paraná está prestes a enfrentar a terceira onda da pandemia do coronavírus, o deputado Professor Lemos (PT) defendeu hoje (24) a suspensão imediata das aulas presenciais no Estado.
“Hoje o governo ampliou para mais de 800 escolas a retomada das aulas presenciais, na semana passada eram 200. Isto tem estimulado que as redes municipais também retomem as aulas, no momento em que estamos acompanhando o aumento da contaminação e do número de óbitos pelo coronavirus. É muito perigoso. O momento não está para relaxar as restrições. O momento exige que a gente faça mais restrições. Estamos próximos da terceira onda. O alerta vem de todos os lados”, destacou.
Líder da oposição na Assembleia Legislativa (Alep), Lemos ressaltou que, ao contrário do que informa o Poder Executivo, os colégios da rede pública não têm condições estruturais para garantir a segurança sanitária de estudantes, professores e funcionários de escolas.
“As UTIs estão sobrecarregadas, na maioria dos hospitais já não tem mais nem enfermaria. Já faz muitos dias que já tem pacientes morrendo por falta de UTIs. É muito triste ver o governo chamando aulas presenciais e dizendo que isso acontece com segurança. Os diretores de têm reportado que não tem segurança para receber as crianças nas escolas estaduais contra a Covid-19, nem para as crianças, nem para os professores e funcionários de escolas”.
O deputado fez novamente um apelo para que o governador determine a suspensão das aulas presenciais.
“Mais uma vez quero conclamar ao governador que suspenda esta determinação e que corra atrás de vacinas, cobre do governo federal, para que o Paraná possa vacinar a população, vacinar os profissionais da educação, da segurança publica. Segundo pesquisadores, precisamos vacinar pelo menos 70% da população para termos aulas presenciais, para voltamos à normalidade. A pandemia não recuou, esta em ascensão”, alertou.