18/04/2025
Home Sem categoria Lemos: “Superávit na previdência deve beneficiar os servidores públicos”

Lemos: “Superávit na previdência deve beneficiar os servidores públicos”

“Por que o governo não pode conversar com os donos da previdência, negociar com os servidores, para que eles voltem a receber o salário que recebiam antes da reforma? É possível! Não quebra o Estado, e a previdência continuará crescendo e com vida longa”, defendeu hoje (22) o deputado Professor Lemos (PT), solicitando que o governo Ratinho Jr. que receba representantes dos servidores e aceite as reivindicações do funcionalismo relacionadas ao projeto de lei 189/2021, que propõe a desoneração do Estado da contribuição previdenciária ao mesmo tempo que mantém a alíquota previdenciária do funcionalismo em 14%.

Lemos defendeu que o superávit superior a R$ 15 bilhões identificado pelo Poder Executivo nos fundos previdenciários seja utilizado em benefício dos verdadeiros donos da previdência: os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público.

“O governo aumentou a idade para aposentadoria e o tempo de contribuição; alterou o cálculo e reduziu o benefício; aumento a alíquota previdenciária, que passou de 11% para 14%; passou a cobrar previdência de servidores que eram isentos. Todas estas mudanças, que sacrificaram os servidores, geraram o superávit superior a R$ 15 bilhões. Agora o governo, entendendo que tem superávit, quer retirar o compromisso de contribuir, como empregador, com os fundos previdenciários. Os servidores estão propondo que pode aliviar parte para o empregador, mas tem que aliviar também para os verdadeiros donos da previdência, que são os servidores públicos”, afirmou.

Lemos defendeu as emendas apresentadas pela bancada de oposição ao PL 189/2021, entre elas as propostas que retornam a 11% a alíquota previdenciária do funcionalismo e também a que retira o desconto da previdência para os aposentados que recebem menos do que o teto do INSS.

“É possível voltar o desconto previdenciário para 11% de todos os servidores. É possível retirar o desconto da previdência de quem está aposentado, de que está na reserva no caso dos militares, deixar isento até o teto do INSS. As emendas da oposição vão desonerar o Estado e aliviar o bolso dos donos da previdência, que são os servidores civis e militares”.

As emendas da oposição receberam parecer contrário do deputado Hussein Bakri (PSD) na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como houve pedido de vistas, as emendas serão votadas na CCJ nesta quarta-feira. Também amanhã, a proposta será votada em segunda e terceira discussões em plenário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Oposição entra com ADI contra lei que proíbe passaporte da vacina no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)...

O que é o Teto de Gastos e como ele afeta o Brasil

Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre...

Aprovado projeto que cria o Selo Estadual Empresa Pela Mulher

Estimular boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como fomentar liderança corporativa de...

Terceirizações e privatizações no Ensino Médio preocupam educadores

Por Thiago Alonso/Alep “Não está tendo professor no curso. Não fomos informados que teríamos aula remota. Agora, a aula passa...

Recent Comments