O deputado Professor Lemos (PT) criticou hoje (21) o decreto do governador Ratinho Jr. que acaba com a eleição para direção das APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) das escolas públicas, retirando da comunidade escolar o direito de escolher os presidentes e vice-presidentes das associações. O parlamentar repudiou a ingerência do Estado nas associações, que têm natureza privada, e afirmou que medida é mais um ataque do governo Ratinho Jr. à educação do Paraná.
“O decreto 7687/2021 retira da comunidade o direito de escolher livremente quem vai presidir ou vai ser vice-presidente da associação de pais das escolas. No artigo 25, o governo determina que o presidente será o diretor da instituição de ensino e o vice-presidente será o diretor auxiliar. Isto está gerando muito descontentamento nas mais de 2 mil escolas do Paraná”.
Lemos ressaltou que a medida fere a autonomia da comunidade escolar e desrespeita pais, estudantes, professores e funcionários de escolas. O parlamentar exigiu que o governo volte atrás da decisão.
“O governo está dizendo que o diretor, que representa o governo, vai ser o presidente das APMF. Não vai mais ter eleição para presidente das associações! É um absurdo. É um desrespeito com a comunidade escolar, que não foi consultada. Fica a nossa solicitação para que o governo reveja esta decisão e respeite a comunidade escolar. Não da para fazer ingerência numa entidade que é da sociedade civil!”