Em discurso hoje (28) na Assembleia Legislativa, o deputado Professor Lemos (PT) saiu em defesa da comunidade escolar do Colégio Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, de Pinhais, contra a decisão do Secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, que determinou o fechamento do curso técnico em Meio Ambiente ofertado pela escola.
“O curso de nível médio técnico em meio ambiente está ameaçado pelo secretário Renato Feder, que no dia 17 de setembro comunicou o diretor que vai acabar com o curso com o argumento vergonhoso de que não tem mercado de trabalho para os estudantes. Mentira! Mais de 86% dos estudantes que fazem este curso no Brasil estão empregados. Tem demanda sim. Tem muito campo de trabalho. E existem poucos cursos como este no Paraná e no Brasil”, denunciou Lemos.
O parlamentar lembrou que o CEEF Newton Freire Maia está localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e afirmou que a decisão de revela uma “visão estreita” do secretário de Educação do Estado.
“O curso tem 140 estudantes matriculados, e não tem mais alunos por falta de estrutura, de sala de aula, de espaço. Tem alunos na fila querendo estudar neste colégio e neste curso. Precisamos impedir este ataque insano do secretário da Educação contra esta comunidade escolar, contra este curso, que prepara trabalhadores como técnicos em meio ambiente”.