O deputado Professor Lemos (PT), líder da oposição na Assembleia Legislativa (Alep), antecipou hoje (29) que a oposição vai votar contra uma proposta que está sendo avaliada pelo Tribunal de Justiça (TJ-PR), a pedido da Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg-PR), para um novo aumento das taxas de cartórios no Estado.
Conforme informações divulgadas pela RPC Curitiba, alguns serviços podem ter reajustes superiores a 500%. Lemos destacou que oposição foi contra o aumento médio de 15% nas taxas de cartório, aprovado na Assembleia em dezembro de 2020, e se posicionará de forma contrária novamente.
“A oposição vai votar contra a proposta que está senda anunciado hoje na imprensa, de que o Tribunal de Justiça está avaliando encaminhar para a Assembleia um projeto para aumentar as taxas de cartórios. Já votamos contra no ano passado e se vier mais um projeto com este teor, iremos votar contra novamente. Quero inclusive pedir o apoio do Poder Executivo para evitar que tenhamos o aumento das taxas dos cartórios, que segundo a imprensa pode ser maior de 500% em alguns serviços. Não aceitamos aumentar o custo para a população enquanto a renda dos trabalhadores não aumenta”, afirmou o parlamentar.