26/05/2024
Home SERVIDORES PÚBLICOS Servidores fecham a Ponte da Amizade em protesto contra o calote na...

Servidores fecham a Ponte da Amizade em protesto contra o calote na Data-Base

Nesta segunda-feira (27/09) foi Dia do Basta! Em Foz do Iguaçu, servidores(as) públicos estaduais de diversas categorias protestaram contra os salários congelados.

O ato unificado cobrou o pagamento da data-base na Ponte Internacional da Amizade, bloqueando as duas faixas de acesso por cerca de 40 minutos. A concentração começou às 10h, com denúncias sobre os gastos com propaganda pública e verbas de isenção fiscal.

Caravanas de todo Paraná com educadores(as), profissionais da saúde, policiais civis, penais e militares, técnicos de instituições do ensino superior e trabalhadores(as) do meio ambiente participaram da manifestação.

O movimento foi organizado pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES) e pela União das Forças de Segurança (UFS).

É grave!

O salário dos funcionários(as) públicos(as) estão congelados desde janeiro de 2016, há seis anos.

A defasagem das remunerações chegou a 25,44% em maio de 2021, ao passo que a inflação dos últimos 12 meses alcançou perto de 10%, conforme estimativas oficiais, comprometendo o poder aquisitivo dos trabalhadores(as).

Segundo estudo do FES, o calote na reposição imposto por Ratinho Jr. implica perda de valor equivalente a quatro salários por ano no bolso de cada professor(a), funcionário(a) de escola, agente penitenciário, etc.

Os salários derretem ante o aumento dos preços da alimentação, aluguel, energia, água, combustível, gás de cozinha e outros serviços essenciais.

“Mais de mil pessoas participaram desta manhã de mobilização aqui em Foz do Iguaçu. É um ato unificado e muito importante para todos os servidores e servidoras do Estado, pois o atraso na data-base é um símbolo muito forte de como o governo Ratinho Jr não valoriza o serviço público que prestamos à população”, avalia a vice-presidente da CNTE, professora Marlei Fernandes de Carvalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Oposição entra com ADI contra lei que proíbe passaporte da vacina no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)...

O que é o Teto de Gastos e como ele afeta o Brasil

Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre...

Aprovado projeto que cria o Selo Estadual Empresa Pela Mulher

Estimular boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como fomentar liderança corporativa de...

Terceirizações e privatizações no Ensino Médio preocupam educadores

Por Thiago Alonso/Alep “Não está tendo professor no curso. Não fomos informados que teríamos aula remota. Agora, a aula passa...

Recent Comments