Em discurso nesta segunda-feira (22/3) na Assembleia Legislativa (Alep), o deputado Professor Lemos (PT) pediu celeridade ao governo do Estado na compra de vacinas contra o coronavírus. Lemos destacou que o sistema de saúde paranaense está operando “além do limite” e que “é preciso tomar atitudes com rapidez”.
“Em todo o Paraná, há uma fila enorme para internação, seja na enfermaria ou na UTI. Estamos para além do limite. Precisamos tomar atitudes com muita rapidez. Não tem que falar de oposição ou situação, direita ou esquerda. É preciso união de todas as autoridades para combater o vírus, que é letal e está fazendo muitas vítimas.”
O deputado disse que participou na manhã de hoje de uma reunião com o secretário Executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, e demais parlamentares e prefeitos, em que foi discutida uma articulação para a compra da vacina Sputnik V. Segundo Gabas, o Fundo Russo teria disponibilidade de fornecer 13 milhões de doses da vacina ao Brasil, além das 37 milhões de doses adquiridas por meio do consórcio de governadores do Nordeste.
“Podemos sim, no Paraná, fazer mais para encontrar vacinas onde tem disponibilidade. Hoje tivemos uma reunião e há disponibilidade de 13 milhões de doses da vacina Sputnik V. É muito importante, pois outros Estados e outros municípios estão correndo contra o relógio. Se demorarmos, não teremos estas doses para trazer para o Paraná. E a Assembleia pode contribuir. Temos um projeto muito importante que estabelece diretrizes para a compra de vacinas pelo governo do Estado. O projeto permite que o governo consiga, com agilidade, remanejar recursos e fazer de tudo para conseguir a vacina. É preciso ação”, cobrou.