15/01/2025
Home EDUCAÇÃO Lei do Homeschooling de Cascavel é declarada inconstitucional

Lei do Homeschooling de Cascavel é declarada inconstitucional

No último 29 de julho, transitou em julgado a decisão que julgou procedente a ADI  0062211-56.2020.8.16.0000 declarando inconstitucional a lei 7160/2020 de Cascavel que autorizava a homeschooling (educação domiciliar) no Município. 

A lei foi aprovada em 2020 e logo depois impugnada judicialmente pelo Deputado Professor Lemos.

Lemos, por seu advogado Ludimar Rafanhim, impugnou a matéria dizendo que a lei ofendia a Constituição Federal, Constituição Estadual do Paraná e Lei Orgânica do Município de Cascavel. 

O autor sustentou que a Câmara Municipal de Cascavel usurpou a competência do Congresso Nacional para legislar sobre a matéria, portanto, estava eivada de vícios insanável. Disse ainda que a Constituição Federal não permite a homeschooling mesmo que seja regulada por lei federal. Violou ainda a competência privativa do Chefe do Executivo de iniciar matéria legislativa dessa natureza. 

O autor sustentou ainda, que a norma viola também os princípios constitucionais aplicáveis à educação, especialmente a pluralidade de ideias, liberdade de aprender e ensinar e o acesso universal à educação. 

Com o trânsito em julgado, a lei foi afastada do ordenamento jurídico municipal e não surte nenhum efeito. 

É importante dizer que vereadores do Município tinham sustentado a impossibilidade da aprovação da lei, da mesma forma que o fez o Ministério Público local. No julgamento da ADI, o Ministério Público do Estado do Paraná, por sua Procuradoria Geral de Justiça se manifestou no mesmo sentido da tese sustentada na petição inicial da ADI, inclusive, quanto a impossibilidade de instituir a educação domiciliar mesmo que por lei federal. 

Por outro lado, a Associação Nacional da Educação Domiciliar defendeu a tese da constitucionalidade, mas não obteve êxito com sua argumentação. 

“É uma importante conquista para educação como valor social, para pluralidade de ideias e Estado Democrático de Direito. O convívio social que existe na escola é insubstituível. O homeschooling não é bom para os estudantes, não é bom para a educação”, afirmou o deputado Professor Lemos. 

Confira a íntegra do acórdão:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Oposição entra com ADI contra lei que proíbe passaporte da vacina no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)...

O que é o Teto de Gastos e como ele afeta o Brasil

Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre...

Aprovado projeto que cria o Selo Estadual Empresa Pela Mulher

Estimular boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como fomentar liderança corporativa de...

Terceirizações e privatizações no Ensino Médio preocupam educadores

Por Thiago Alonso/Alep “Não está tendo professor no curso. Não fomos informados que teríamos aula remota. Agora, a aula passa...

Recent Comments