Em discurso hoje (13) na Assembleia Legislativa (Alep), o deputado Professor Lemos (PT) defendeu a suspensão imediata dos processos administrativos abertos pela Secretaria de Educação (Seed) contra os diretores do Colégio Estadual Jayme Canet, Colégio Brasílio Vieira de Castro e Colégio Estadual Gabriela Mistral, todos de Curitiba.
Lemos destacou que os diretores foram suspensos por 30 dias pela Seed com a justificativa de que as escolas apresentaram baixa adesão dos estudantes às aulas presenciais. Segundo o deputado, contudo, os diretores não pode ser punidos uma vez que a decisão de optar pelo ensino presencial ou remoto é das famílias dos estudantes.
“Temos três diretores de escolas de Curitiba que foram suspensos por 30 dias. Segundo a Secretaria de Educação, os alunos destas escolas não apresentaram alta adesão às aulas presenciais, o que motivou estes diretores a sofrerem processo administrativo. Quero solicitar ao governo que suspenda imediatamente estes processos. Temos uma resolução da Secretaria de Saúde que permite aos pais decidirem se o aluno vai ficar no ensino remoto ou na modalidade presencial. A decisão é facultativa das famílias, não pode penalizar os diretores. Se estão fazendo isso com estes três diretores, certamente a vontade da Secretaria de Educação é fazer com mais diretores do Paraná. Isso é injusto, não podemos aceitar. Estes processos precisam ser arquivados!”.