27/05/2024
Home EDUCAÇÃO Lemos celebra obra e legado de Paulo Freire

Lemos celebra obra e legado de Paulo Freire

O deputado Professor Lemos (PT), líder da oposição na Assembleia, celebrou hoje (20) a obra e o legado do educador Paulo Freire, que completaria 100 anos em 19 de setembro de 2021. Segundo Lemos, Paulo Freire, considerado o Patrono da Educação Brasileira, foi um “educador extraordinário que revolucionou a educação no Brasil e no mundo”.

“Paulo Freire é reconhecido em todo o planeta pelo seu trabalho relevante, pelas suas obras magníficas. Quero destacar a pedagogia do oprimido, que escreveu quando estava exilado no Chile, porque foi perseguido pelo regime militar no Brasil. Ele defendia a pedagogia da autonomia, a educação como prática da liberdade. Paulo Freire disse que ninguém ignora tudo e ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa e todos ignoramos alguma coisa. Nós aprendemos com o outro, e ensinamos. É uma troca. Ele defendia que é preciso respeitar e valorizar o conhecimento que o educando tem”.



O deputado lembrou que o filósofo e educador pernambucano é um dos intelectuais brasileiros mais citados e respeitados no exterior.



“Ele escreveu que se a educação sozinha não muda a sociedade, tampouco sem a educação a sociedade muda. Uma sabedoria muito grande, um conhecimento que é muito importante, que serviu de base para construir projetos políticos pedagógicos no Brasil e fora do País. É um dos pensadores brasileiros mais respeitados no mundo. Desenvolveu o método de alfabetização de adultos, um método revolucionário, que ainda hoje é usado no Brasil. Infelizmente algumas pessoas rejeitam o legado de Paulo Freire, suas obras, mas ele é muito respeitado. Um educador que fez a diferença, não passou despercebido pelo mundo”.

Lemos ressaltou ainda que é preciso colocar em prática os ensinamentos de Paulo Freire e valorizar a educação e os educadores.

“É preciso falar da importância de investir na educação. Por mais recursos para atender a pauta dos educadores do Paraná, melhorar a carreira, cumprir o que está na carreira, como progressões, promoções, adicionais por tempo de serviço; pagar o piso salarial; fazer a reposição da inflação; convocar o PDE; acabar com esta forma de contratar funcionários de escolas por empresas terceirizadas, voltar a fazer concurso público para professores e funcionários. É muito importante que, alem de falar de Paulo Freire, que a gente coloque em prática o ensinamento dele. Valorizar educação, os educadores. Promover a educação publica de qualidade no nosso Estado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Oposição entra com ADI contra lei que proíbe passaporte da vacina no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)...

O que é o Teto de Gastos e como ele afeta o Brasil

Entenda o que é o Teto de Gastos e como ele prejudica a saúde, a educação e a geração de empregos, entre...

Aprovado projeto que cria o Selo Estadual Empresa Pela Mulher

Estimular boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como fomentar liderança corporativa de...

Terceirizações e privatizações no Ensino Médio preocupam educadores

Por Thiago Alonso/Alep “Não está tendo professor no curso. Não fomos informados que teríamos aula remota. Agora, a aula passa...

Recent Comments