27/10/2021
Home EDUCAÇÃO Lemos celebra obra e legado de Paulo Freire

Lemos celebra obra e legado de Paulo Freire

O deputado Professor Lemos (PT), líder da oposição na Assembleia, celebrou hoje (20) a obra e o legado do educador Paulo Freire, que completaria 100 anos em 19 de setembro de 2021. Segundo Lemos, Paulo Freire, considerado o Patrono da Educação Brasileira, foi um “educador extraordinário que revolucionou a educação no Brasil e no mundo”.

“Paulo Freire é reconhecido em todo o planeta pelo seu trabalho relevante, pelas suas obras magníficas. Quero destacar a pedagogia do oprimido, que escreveu quando estava exilado no Chile, porque foi perseguido pelo regime militar no Brasil. Ele defendia a pedagogia da autonomia, a educação como prática da liberdade. Paulo Freire disse que ninguém ignora tudo e ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa e todos ignoramos alguma coisa. Nós aprendemos com o outro, e ensinamos. É uma troca. Ele defendia que é preciso respeitar e valorizar o conhecimento que o educando tem”.



O deputado lembrou que o filósofo e educador pernambucano é um dos intelectuais brasileiros mais citados e respeitados no exterior.



“Ele escreveu que se a educação sozinha não muda a sociedade, tampouco sem a educação a sociedade muda. Uma sabedoria muito grande, um conhecimento que é muito importante, que serviu de base para construir projetos políticos pedagógicos no Brasil e fora do País. É um dos pensadores brasileiros mais respeitados no mundo. Desenvolveu o método de alfabetização de adultos, um método revolucionário, que ainda hoje é usado no Brasil. Infelizmente algumas pessoas rejeitam o legado de Paulo Freire, suas obras, mas ele é muito respeitado. Um educador que fez a diferença, não passou despercebido pelo mundo”.

Lemos ressaltou ainda que é preciso colocar em prática os ensinamentos de Paulo Freire e valorizar a educação e os educadores.

“É preciso falar da importância de investir na educação. Por mais recursos para atender a pauta dos educadores do Paraná, melhorar a carreira, cumprir o que está na carreira, como progressões, promoções, adicionais por tempo de serviço; pagar o piso salarial; fazer a reposição da inflação; convocar o PDE; acabar com esta forma de contratar funcionários de escolas por empresas terceirizadas, voltar a fazer concurso público para professores e funcionários. É muito importante que, alem de falar de Paulo Freire, que a gente coloque em prática o ensinamento dele. Valorizar educação, os educadores. Promover a educação publica de qualidade no nosso Estado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Deputados pedem ao TJ suspensão do ensino domiciliar no Paraná

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) apresentaram nesta terça-feira (26) ao Tribunal de Justiça (TJ-PR) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Lemos denuncia fechamento das Casas Familiares Rurais (CFRs) no Paraná

O deputado Professor Lemos (PT) denunciou hoje (26) o fechamento das Casas Familiares Rurais (CFRs) no Paraná pela Secretaria de Educação (Seed)....

Lemos destaca produção de alimentos agroecológicos nos assentamentos e acampamentos do Paraná

O deputado Professor Lemos (PT) destacou hoje (25) a importância da produção agroecológica nos assentamentos e acampamentos do Paraná. Em discurso na...

Lemos pede punição a deputado que xingou e ofendeu Papa Francisco e lideranças católicas

O deputado Professor Lemos (PT) manifestou repúdio contra os xingamentos e ofensas do deputado estadual de São Paulo, Frederico D’Avila (PSL), ao...

Recent Comments