O deputado Professor Lemos (PT) apresentou hoje (21) um projeto de lei que proíbe a instalação de bombas de autosserviço, também conhecidas como self-service, onde o próprio motorista abastece o veículo, nos postos de combustíveis do Paraná.
O parlamentar explicou que a iniciativa é uma resposta a um projeto de lei que tramita no Congresso que autoriza os postos de combustível a adotarem as bombas de autoatendimento.
“Há uma proposta tramitando no Congresso que permite que os postos de combustíveis tenham as bombas de autosserviço. Isso já foi tentado uma vez e a luta puxada pelos frentistas fez com que fosse colocado um freio nisso. Alguns estados do Brasil, inclusive, aprovaram leis proibindo as bombas de autosserviço. Aqui no Paraná foi feito um grande debate e a medida foi amplamente rejeitada. Neste sentido, estamos apresentando um projeto para que o Paraná proíba as bombas de autosserviço no Estado”.
Segundo Lemos, a proibição de bombas de autoatendimento garante a saúde e segurança dos usuários e os empregos dos frentistas do Estado.
“Quero pedir o apoio de todos os deputados e da população do Paraná para este projeto, que visa proteger a saúde e a segurança da população que usa diariamente os serviços dos postos de combustíveis, e também para proteger o emprego, algo tão escasso neste momento, considerando que temos mais de 30 milhões de brasileiros desempregados, dos frentistas e das frentistas”.