“Não é hora de fechar escolas!”, protestou o deputado Professor Lemos (PT) contra o fechamento de três escolas para jovens e adultos, localizadas em Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Matelândia, conforme determinação da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Na Assembleia Legislativa hoje (24), Lemos explicou que a comunidade escolar foi surpreendida com a decisão da Seed, anunciada ontem aos diretores, de fechar os Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja).
“São três cidades grandes, que atendem municípios vizinhos. Em Medianeira, são 230 estudantes. Em São Miguel 322, e Medianeira mais 342. São jovens e adultos que estudam à noite, numa modalidade da educação básica que permite que eles possam trabalhar e estudar. São três escolas premiadas, muito elogiadas pela própria Seed, devido à qualidade da educação que oferecem. É uma decisão muito ruim. Não é hora de fechar escolas! Principalmente escolas com tantos estudantes”.
O deputado exigiu respeito do secretário de Educação, Renato Feder, com a comunidade escolar.
“O secretário de Educação precisa parar de tratar professores, diretores e funcionários de escola com desrespeito. Os diretores foram convocados na sexta-feira para reunião na segunda, sem que fosse informado o assunto. Chegando na reunião, os diretores foram simplesmente comunicados que estão fechando as escolas. Não houve nem tempo da comunidade se organizar e entender porquê as escolas estão sendo fechadas. É um absurdo, um desrespeito, que tem se repetido em outras regiões do Estado, e precisa ter um ponto final.”