O deputado Professor Lemos (PT) alertou hoje (10) que a volta às aulas presenciais no Paraná vai estimular a circulação do coronavírus e aumentar o contágio entre a população, contribuindo para a piora da pandemia no Estado. Lemos defendeu que a retomada das aulas presenciais na rede pública seja realizada somente após a vacinação de professores e profissionais da educação, conforme prometeu o governador Ratinho Jr.
“A volta às aulas vai aumentar a circulação, aumentar o contágio. Parte das pessoas que forem contaminadas vai desenvolver uma forma mais grave da doença. Nós podemos e devemos fazer mais do que já foi feito até agora. Na semana passada, a média móvel de casos no Paraná aumentou 13% quando comparada com a média móvel da semana anterior. Justamente na semana que está aumentando a contaminação, o governo anunciou a retomada das aulas presenciais”, alertou.
O parlamentar destacou ainda um estudo realizado pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), em parceria com universidades federais, que analisou a situação da pandemia do coronavírus no Paraná. O estudo, realizado em 11 cidades grandes e médias, recomenda o aumento das restrições de circulação de pessoas e o avanço da vacinação.
“Este estudo preocupa. Se a gente quer zerar a transmissão do coronavírus, quer acabar com o número de óbitos, precisamos adotar mais restrições e avançar com a vacinação. E o retorno das aulas presenciais é um fator que aumenta o contágio e avança o número de óbitos. Quando o governo convoca mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual, mais de 1 milhão de estudantes da rede municipal, mais os estudantes das escolas privadas, coloca em movimento ao mesmo tempo mais de 3 milhões de pessoas, o que vai acelerar a transmissão do coronavírus”.