“O governo do Paraná precisa cuidar melhor dos servidores públicos”, cobrou hoje (10) o deputado Professor Lemos (PT) em discurso na Assembleia Legislativa. Líder da oposição, Lemos lembrou que o funcionalismo acumula perda salarial de 23% desde 2016, enquanto o custo de vida aumentou de forma acelerada no período, e cobrou diálogo do Poder Executivo com representantes dos servidores.
“Os funcionários do Estado estão acumulando perda salarial há vários anos. A última reposição ainda deixou uma defasagem de 23%, isso de janeiro de 2016 em diante, porque tem perdas anteriores. Mas se olharmos o custo de vida neste período, aumentou muito! Aumentou a gasolina, etanol, a carne e o arroz. A cesta básica era R$ 356 agora é R$ 630. Teve um aumento de 77% no mesmo período”.
O parlamentar afirmou que a pandemia do coronavírus deixou a situação dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público ainda mais dramática, uma vez que muitos servidores estão precisando comprar, do próprio bolso, equipamentos de trabalho e de proteção.
“O custo de vida está muito alto e com a pandemia ficou ainda mais caro trabalhar. Os servidores estão tendo que comprar equipamentos com seus salários defasados, como computador, celular, e até equipamentos de proteção, para não se proteger da Covid. Isto vale para servidores da educação, da saúde e da segurança pública”.
Lemos fez um apelo para que o governo do Estado cuide e proteja os servidores e cobrou diálogo do Poder Executivo com representantes do funcionalismo.
“É preciso que o governo cuide melhor dos servidores do Estado. Que pelo menos receba os servidores para uma reunião, para uma conversa. Precisa receber o Fórum dos Servidores. O governador nunca recebeu nenhuma representação do funcionalismo, nem civil, nem militar. É preciso proteger os trabalhadores contra a Covid. Temos muitos servidores que já perderam a vida e outros estão com sequelas graves. É possível fazer mais do que se fez ate agora para proteger os servidores do Estado”.