16/05/2021
Home SERVIDORES PÚBLICOS Governo do Estado precisa cuidar melhor dos servidores, destaca Lemos

Governo do Estado precisa cuidar melhor dos servidores, destaca Lemos

“O governo do Paraná precisa cuidar melhor dos servidores públicos”, cobrou hoje (10) o deputado Professor Lemos (PT) em discurso na Assembleia Legislativa. Líder da oposição, Lemos lembrou que o funcionalismo acumula perda salarial de 23% desde 2016, enquanto o custo de vida aumentou de forma acelerada no período, e cobrou diálogo do Poder Executivo com representantes dos servidores.

“Os funcionários do Estado estão acumulando perda salarial há vários anos. A última reposição ainda deixou uma defasagem de 23%, isso de janeiro de 2016 em diante, porque tem perdas anteriores. Mas se olharmos o custo de vida neste período, aumentou muito! Aumentou a gasolina, etanol, a carne e o arroz. A cesta básica era R$ 356 agora é R$ 630. Teve um aumento de 77% no mesmo período”.

O parlamentar afirmou que a pandemia do coronavírus deixou a situação dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público ainda mais dramática, uma vez que muitos servidores estão precisando comprar, do próprio bolso, equipamentos de trabalho e de proteção.

“O custo de vida está muito alto e com a pandemia ficou ainda mais caro trabalhar. Os servidores estão tendo que comprar equipamentos com seus salários defasados, como computador, celular, e até equipamentos de proteção, para não se proteger da Covid. Isto vale para servidores da educação, da saúde e da segurança pública”.

Lemos fez um apelo para que o governo do Estado cuide e proteja os servidores e cobrou diálogo do Poder Executivo com representantes do funcionalismo.

“É preciso que o governo cuide melhor dos servidores do Estado. Que pelo menos receba os servidores para uma reunião, para uma conversa. Precisa receber o Fórum dos Servidores. O governador nunca recebeu nenhuma representação do funcionalismo, nem civil, nem militar. É preciso proteger os trabalhadores contra a Covid. Temos muitos servidores que já perderam a vida e outros estão com sequelas graves. É possível fazer mais do que se fez ate agora para proteger os servidores do Estado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Volta às aulas vai estimular circulação do coronavírus e aumentar contágio, alerta Lemos

O deputado Professor Lemos (PT) alertou hoje (10) que a volta às aulas presenciais no Paraná vai estimular a circulação do coronavírus...

Retomada das aulas presenciais no dia 10 coloca em risco professores e funcionários de escola, alerta Lemos

Em discurso na Assembleia Legislativa (Alep), o deputado Professor Lemos (PT) manifestou contrariedade com a retomada das aulas presenciais na rede pública...

Lemos celebra 74 anos da APP-Sindicato: “ferramenta importante na defesa da educação pública de qualidade e dos trabalhadores da educação”

“A APP-Sindicato é uma ferramenta importante na defesa do interesse público, da educação pública de qualidade, dos profissionais da educação e de...

Lemos destaca importância da reforma agrária para o Paraná

“A reforma agrária é necessária e importante para o Paraná e para o Brasil”, afirmou hoje (19) o deputado Professor Lemos (PT)...

Recent Comments