26/09/2021
Home DIREITOS HUMANOS Paraná por vacina já!

Paraná por vacina já!

A crise sanitária ocasionada pela pandemia da Covid-19 chegou ao auge no Paraná. Com ocupação de leitos acima de 90% e a maior fila de espera do país, com 1.300 pacientes, ambulâncias se acumulam em frente aos hospitais. Municípios já alertam sobre o risco de desabastecimento de remédios para intubação e cilindros de oxigênio.

Com 758 mil casos até o momento, o Paraná registrou, no 1º ano da pandemia, um caso a cada 42 segundos e uma morte a cada 40 minutos. As medidas restritivas para conter o avanço da crise sanitária chegaram tarde e são brandas. Infelizmente, não vemos iniciativa do Governo Federal e Governo Estadual para contornar a situação.

O governador Ratinho Junior foi um dos poucos governadores do país a não assinar o Pacto Nacional pela Vida e pela Saúde, documento em que os chefes do Executivo estadual defendem a expansão da vacinação, o apoio a medidas restritivas e suporte aos Estados para manutenção e ampliação de leitos.

Em agosto de 2020, o governo do Paraná assinava um Memorando de Entendimento com o Fundo Russo de Investimentos Diretos (RDIF) para aquisição e produção da vacina Sputinik V em terras paranaenses. Após alguns meses, vimos esse acordo naufragar. Sem explicar os motivos, o governador informou que o acordo “não foi para frente”. Hoje, o Estado se encontra à mercê do Governo Federal para recebimento de novas doses.

No início de março, o consórcio municipal de prefeitos para compra direta de vacinas contra a Covid-19 teve adesão de 250 das 399 prefeituras do Paraná. A exemplo do consórcio de governadores da Região Nordeste, que adquiriu 37 milhões de doses da vacina Sputinik V, acreditamos que seja uma saída possível para o Paraná pleitear junto ao Fundo Russo a aquisição das vacinas.

Conclamamos os municípios do Paraná para que se unam na busca da imunização de toda população paranaense. O nosso maior interesse é salvar vidas e é missão de todos os governantes municipais conter o avanço do cononavírus no estado.

Vacina para todos e todas já!

Bancada de Deputados Federais e Estaduais do PT-PR: Gleisi Hoffmann, Enio Verri, Zeca Dirceu, Arilson Chiorato, Luciana Rafagnin, Professor Lemos e Tadeu Veneri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Nome

- Advertisment -

Most Popular

Lemos destaca decisões do TJ-PR que confirmam reposição da inflação a servidores públicos municipais

Em discurso hoje (22) na Assembleia Legislativa (Alep), o deputado Professor Lemos (PT) destacou as decisões do Tribunal de Justiça (TJ-PR), da...

Lemos quer proibição das bombas de autoatendimento nos postos de combustíveis do PR

O deputado Professor Lemos (PT) apresentou hoje (21) um projeto de lei que proíbe a instalação de bombas de autosserviço, também conhecidas...

Lemos celebra obra e legado de Paulo Freire

O deputado Professor Lemos (PT), líder da oposição na Assembleia, celebrou hoje (20) a obra e o legado do educador Paulo Freire,...

Oposição vai recorrer à Justiça contra ensino domiciliar no Paraná

Com voto contra da oposição, a Assembleia Legislativa (Alep) aprovou hoje (14), em segunda discussão, o projeto de lei que institui diretrizes...

Recent Comments